quinta-feira, 18 de maio de 2017

Sinais

Logo após as eleições escrevi algumas considerações sobre o futuro do nosso presidente, então reeleito. Nessas, um dos pontos mais importantes onde bati foi precisamente na sua política comunicacional, que se confunde com a comunicação oficial do clube.
Acho importante que uma instituição como o Sporting, em pleno século XXI, esteja activa nas redes sociais. Considero que as suas contas oficiais no Facebook e no Twitter, que são as que eu sigo mais assiduamente, estão bem geridas na forma e nos temas com que interagem com o público. Servem precisamente para divulgar novidades da vida do clube ou efemérides interessantes (o throwback é uma óptima iniciativa). 
Ao ter a sua conta oficial de presidente do Sporting, Bruno de Carvalho começou logo por gerar equívocos. Poder-se-ia dizer que aquilo que escrevia e opinava só o vinculava a ele e não ao clube. Ora, isso é uma falsa questão. Desde logo porque a conta de Facebook de BdC apresentava-o logo como "Presidente do Sporting". Segundo, essa coisa de dizer que "uma coisa é a pessoa, o cidadão, outra é o cargo que ocupa" é uma treta. No campo mediático, o cidadão Bruno de Carvalho e o Presidente Bruno de Carvalho são vistos e tratados como a mesma pessoa. BdC pode ir de manhã passear o cão em chinelos e beber um galão ao café da esquina antes de vestir a pele a de presidente e ir trabalhar para o estádio. Isso pode funcionar na esfera pessoal e anónima. Agora, na exposição mediática, isso não existe. Daí que o desgaste da imagem do Presidente Bruno de Carvalho no Facebook implica igualmente o desgaste da imagem do Sporting. Foi tarde, 4 anos é demasiado tempo, mas ainda bem que BdC percebeu que o que estava em jogo era a própria imagem do Sporting.
Espero que este não seja o fim mas sim o início da revolução da política comunicacional do clube. Há muitas coisas ainda para alterar. Manter o foco nos temas mais importantes para o Sporting. Não cair na tentação de responder a "moços de recado" ou a "soldados de falange". Não cair na tentação de atacar constantemente e cansativamente o benfica. Como se viu nestes últimos tempos, Isso só levou à martirização do nosso rival de Lisboa. 
Sinal positivo, mas também sinal negativo. A mensagem de despedida de BdC foi muito dura para os adeptos do Sporting e para os seus atletas. Percebo que a actual direcção queira incutir no clube a tal "cultura de exigência" ou "cultura de vitória" que tanto apregoa. Mas a linguagem que utilizou é excessiva e demasiado hostil. A equipa de futsal perdeu o seu primeiro jogo da época numa final para apurar o campeão europeu da modalidade. O resultado foi desniveladíssimo não por desleixo ou negligência do treinador e atletas, mas sim porque a partir de determinada altura tiveram de aceitar correr riscos para inverter os acontecimentos. E esses riscos pagaram-se caro. No futebol também tivemos situações de perda de pontos negligentes da nossa parte. Mas tal também se deveu porque esta época foi pessimamente mal preparada. É bom que BdC reconheça que não se pode sempre culpar o árbitro ou a falta de sorte nas derrotas, mas fica-lhe mal imputar aos adeptos do clube uma cota-parte dos maus resultados, quando esses mesmos adeptos se mostraram intransigentemente ao lado da sua equipa mesmo em alturas muito difíceis da época. E salvo se a próxima época começar a correr muito bem para os nossos lados, duvido que tenhamos as mesmas assistências nos jogos que tivemos esta época.
Por fim a Gala Honoris. Ou Gala Horroris. É certo que a alteração da data não fere nenhuma determinação estatutária, mas a sua alteração por motivos da vida privada do Presidente do Sporting é um tremendo erro. O sportinguista que é apontado como culpado no desaire do clube ao não exigir mais dos seus jogadores e treinadores, vê depois que o seu crítico altera a data de um evento histórico do seu clube por causa de um evento da sua vida pessoal, que podia ter sido marcado para outra altura qualquer. Não é um erro, é uma estupidez de quem pariu uma ideia dessas.
Bruno de Carvalho despede-se do Facebook com a sua pior intervenção de sempre, o que não deixa de ser uma ironia do destino. Enquanto o desporto nacional se entretém com esta novela, o Sporting assegurou a contratação de 3 jogados para a próxima época. Outro sinal positivo, este de preparar a equipa com tempo, discretamente e focado nas necessidades prementes do plantel. 
Esperemos que daqui para a frente sejam muito mais os sinais positivos dados pela direcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário