sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Descer do Olimpo e aterrar em Alvalade, focadíssimos em vencer!

Depois da grande exibição e vitória alcançada na Grécia, é tempo dos nossos jogadores descerem do Olimpo onde estiveram estes dias e colocar os pés bem assentes na terra. Vem aí uma das nossas bestas negras, especialmente quando jogamos no nosso estádio: o Tondela.
Estamos a fazer um excelente campeonato e a nossa entrada na Liga dos Campeões não podia ter corrido melhor. E face às paupérrimas prestações de benfica e porto na LC, ainda mais os focos estão virados para nós. Neste momento somos a equipa portuguesa que melhor futebol joga, que tem o plantel mais completo e o treinador mais competente. E isto significa, também, que somos os alvo a abater no momento.
Na Liga dos Campeões, infelizmente é uma questão de mais jogo, menos jogo, sairmos pela primeira vez derrotados. Os nossos rivais estão desejosos que a nossa equipa escorregue, para assim aliviarem a pressão mediática que se lançou sobre eles. Enquanto o nosso jogo com o Barcelona não chega, temos dois confrontos importantíssimos para o campeonato. E como alguém do futebol disse, o próximo jogo é sempre o mais difícil.
Há duas épocas atrás, o Tondela ajudou a enterrar uma época que tinha tudo para ser de sonho. Estavamos a jogar um bom futebol, éramos a melhor equipa do campeonato e tínhamos vantagens pontuais confortáveis sobre os nossos rivais. Facilitámos na abordagem a esse jogo, a arbitragem fez o seu trabalho de manipulação e os dois pontos perdidos teriam sido suficientes para termos sido campeões nacionais. Na época seguinte, recebemos o Tondela à oitava jornada, mas aqui as coisas não estavam a correr tão bem. Na jornada anterior haviamos cedido aquele incrível empate 3-3 em Guimarães e na véspera perdemos em casa com o Dortmund. E equipa tremia por todos os lados, o bom futebol teimava em não aparecer e bastou apanharmos uma equipa com um sistema ultra-defensivo para bloquearmos. O Tondela inaugurou o marcador e não fosse Campbell já nos descontos, teríamos sofrido uma humilhação ainda maior no nosso estádio.
Este ano estaremos ao nível do que estávamos em 2015/16. Praticamos bom futebol e estamos na frente do campeonato. Há dois anos JJ facilitou (o Tondela estava em último lugar) e lançou Ewerton no jogo, sem ritmo de competição. A equipa entrou em jogo sem velocidade e foi surpreendida pela forma aguerrida como os tondelenses entraram. O penalti e expulsão de Rui Patrício ajudaram a complicar um jogo que, em situação normal, teria sido facilmente vencido por nós. A dualidade de critérios de Jorge Ferreira fez o resto.
Por isso é importante que Jorge Jesus encare este jogo da mesma forma que encarou o jogo na Grécia: focado nas debilidades do adversário e apostando em golpeá-lo logo nos momentos iniciais da partida. Ao nível das nossas entradas em Guimarães e em casa ante o Estoril. E caso o resultado atinja um fosso mínimo de 2 ou 3 golos, então sim fazer a gestão do esforço da equipa, evitando manter em campo jogadores demasiado fatigados. Pepa e alguns jogadores do Tondela já prometeram fazer um grande jogo em Alvalade, de grande intensidade. Provavelmente, apostarão tudo em 1) retardar ao máximo o primeiro golo do Sporting e 2) mesmo em desvantagem, aproveitar a nossa fadiga/desligamento nos últimos 20 minutos de jogo para tentar equilibrar a partida. Daí a importância de uma entrada forte nossa em jogo, traduzida em golos, e uma gestão inteligente de esforço na 2.ª parte que impeça os sobressaltos sentidos nas últimas partidas.
O Tondela virá a Alvalade, como de costume, disposto a comer a relva toda. Jogarão com o autocarro à frente da baliza e um ou dois corredores lá na frente para explorar as nossas subidas. Tacticamente, acredito que seja menos complicado marcar golos a este Tondela do que ao Feirense, por exemplo. Em Santa Maria da Feira, principalmente na 2.ª parte, mostrámos que também sabemos abrir espaços contra equipas "certinhas". Velocidade nas alas, acutilância no corredor central, não inventar nas bolas paradas. E muita fome de vencer, para vingar os últimos resultados dos beirões em Alvalade. Seja em fato de gala, seja com fato de macaco.
Para o campeonato, depois do Tondela, iremos jogar ao Moreirense e receberemos o porto, antes de nova interrupção do campeonato por causa das selecções. É importante chegar ao jogo com o porto com os 21 pontos somados. Em casa, com um pleno de vitórias para o campeonato, teremos motivação mais do que suficiente para batermos os andrades no nosso estádio. 
Sábado é dia de esfolar o borrego. Mais um nesta época. 

Sem comentários:

Enviar um comentário