sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O momento: ponto de situação e próximo ciclo

Depois de mais uma paragem para os compromissos das selecções nacionais, eis que ontem se iniciou um novo ciclo de nove jogos seguidos, que se prolongará até 21 de Dezembro. Depois, mais futebol só em 2018.
São nove jogos em 5 semanas, o que dá uma média de quase dois jogos por semana. Parece mais um ciclo infernal de jogos, mas nem por isso. Um jogo foi para a Taça de Portugal e outros dois para a taça CTT. Os outros seis serão mais complicados, sendo que dois são da Liga dos Campeões e quatro para o Campeonato. Com todo o respeito para o Famalicão, que ontem fez uma belíssima figura em Alvalade, o jogo da Taça de Portugal não pode ser considerado complicado. E mesmo os dois jogos da taça CTT, um deles em Belém, também não podem ser encarados como se fossem jogos para o campeonato. Ou mesmo para a Taça de Portugal. Desejo apenas que o nosso treinador não resolva apostar nos titulares do costume e aproveite esses jogos para rodar a equipa e para dar minutos às nossas estrelas emergentes.
Ponto de situação: Estamos nos oitavos da Taça de Portugal, a Taça CTT está em aberto, na Liga dos Campeões ainda alimenamos a ténue esperança de passar aos oitavos, se bem que a Liga Europa pareça ser o futuro mais razoável da época europeia. Para o campeonato seguimos em segundo, a quatro pontos do lider. Empatámos três jogos em onze, marcámos 24 golos e sofremos 7. Temos o segundo melhor ataque e defesa da Liga. Estivémos muito bem em Guimarães, na Vila da Feira e em casa com o Chaves. Tivémos sorte nos jogos com Porto e Rio Ave. E cedemos empates inexplicáveis com o Braga e Moreirense. Estes quatro pontos (mal) perdidos acabam por ditar a actual diferença para o líder. Concluíndo, temos tudo em aberto nas quatro frentes em que lutamos. E o próximo ciclo será determinante em duas delas.
Começando já no próximo jogo, que será em casa com o Olympiakos. Uma vitória assegura-nos a Liga Europa, deixando a decisão da passagem aos oitavos da LC para o jogo em Barcelona, a 05/12. Um empate ou derrota diante dos gregos afasta-nos da LC e poderá comprometer a nossa passagem á Liga Europa. Com a paragem do campeonato, a recuperação física da maior parte dos jogadores deixa-nos quase na máxima força para o jogo de quarta-feira. Acredito que faremos um bom resultado, coroando uma exibição eficaz. Basta jogarmos ao nível dos outros quatro jogos que fizemos para a LC. Creio que chegará.
Para o campeonato, após um jogo que se antevê renhido com o Olympiacos, iremos a Paços de Ferreira. Os pacenses estão longe do fulgor de outras épocas e ocupam o 12.º lugar. É lidar com a ressaca europeia e jogar esse jogo com toda a garra e empenho desde o primeiro minuto. 
Depois de Paços de Ferreira iremos jogar duas vezes com o Belenenses no espaço de três dias. Primeiro em Belém, para a Taça CTT. Depois em casa para o campeonato. Este será talvez o jogo mais complicado para o campeonato neste ciclo. Os azuis estão em 7.º lugar e tem mostrado bom futebol neste início de época. O jogo antes para a taça CTT não me preocupa, pois duvido que JJ ponha os titulares nesse jogo. Preocupa-me mais o facto de jogarmos com o Barcelona cinco dias depois e os jogadores entrem em campo com a cabeça na Catalunha.
Na Catalunha, a 05/12, decidir-se-á o nosso futuro europeu. Se é a LC, a LE ou nada. Esta última hipótese poderá ter impacto negativo na cabeça dos jogadores, além de que os adeptos nunca aceitarão outro desaire como o da época passada. Mas partindo do princípio que as coisas correm bem e seguimos pela Europa, estaremos com a motivação em alta para jogarmos no Bessa contra o 9.º classificado Boavista e passado uma semana em Alvalade contra o 11.º Portimonense. O ciclo encerra a 21/12 quando jogarmos o último jogo da fase de grupos da CTT, contra o União. Salvo uma derrota em Belém, provavelmente iremos assegurar a nossa passagem às meias-finais da prova nesse jogo, disputado numa fase da época sem grandes pressões.
Assim, neste conjunto de jogos elegeria por ordem de importância já o próximo, contra o Olympiakos, face ao que pode condicionar na nossa presença europeia. O jogo em Paços de Ferreira, como no Bessa, serão também importantes pois virão nas ressacas europeias. Mas dentro de portas chateia-me mais o Belenenses. Aqui peço cabeça ao treinador para não queimar titulares no jogo antes da taça CTT. E cabeça aos jogadores para não pensarem no Barcelona. O Portimonense é - tem de ser!!! - para ganhar. E a taça de Liga... é a taça da liga. Se vier é bom. Se não vier... paciência.
Ah, e cruzar os dedos para não hajam (muitas) lesões até ao Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário